O coordenador pedagógico subsumido à política nacional de alfabetização no entretempo 2009 a 2019: uma tela de Penélope?

Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Maria Alice de Miranda Aranda, Cristina Pires Dias Lins

Resumo


O objeto dessa pesquisa recai sobre a função do coordenador pedagógico na política educacional em contexto da alfabetização. O objetivo é analisar, em analogia à metáfora da tela de Penélope, como a política supramencionada prescreve o papel do coordenador pedagógico, no recorte temporal 2009-2019. O modelo teórico utilizado fundamenta-se pelo materialismo histórico dialético. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, com análise bibliográfica e documental. Constata-se que a  política em epígrafe, reproduz, ao longo dos Programas, a função do coordenador pedagógico atrelada a ação burocrática, seja na implementação ou pela atribuição da responsabilidade dos sistemas destinados a gerir o processo alfabetizador, o que favorece condições inadequadas de trabalho, incoerência e falta de objetividade na função do coordenador pedagógico, ou seja, na exploração dessa classe, que constitui no âmbito da Política Nacional de Alfabetização, uma tela de Penélope.


Palavras-chave


Coordenador pedagógico; Política nacional de alfabetização; Processo alfabetizador da criança;

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13737

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