Sentidos atribuídos por professores e por professoras sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola

Lindinalva Ferreira de Queiroz, Carla Patrícia Acioli Lins

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos que emergem do discurso de professores e professoras em processo de formação continuada centrada na escola sobre os saberesfazeres do coordenador pedagógico. Utilizamos como caminho metodológico a Análise do Discurso na perspectiva utilizada por Orlandi. Os dados foram construídos a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores do ensino médio da rede estadual de ensino do município de Vitória de Santo Antão (PE). Os achados da pesquisa revelam sobretudo que os sentidos sobre os saberesfazeres do/a coordenador/a pedagógico/a se articulam, principalmente, à lógica gerencialista e da performatividade afetando intensamente o cotidiano das escolas e os modos de ser e estar docente.

 


Palavras-chave


Coordenador pedagógico; Formação continuada centrada na escola; Formação de professores

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13958

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