Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida

Lorena Ferrari Uceli, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida é um filme norte-americano lançado em 2012, que retrata a aventura de Ted, um jovem habitante de uma cidade futurística inteiramente artificial, na busca de satisfazer o desejo de aniversário do objeto de sua paixão: ver uma árvore de verdade. Em sua trajetória, Ted conhece ‘Umavez-ildo’, que lhe conta a história da extinção das árvores e da sua experiência com uma criatura fantástica e protetora da natureza, o Lorax. O Guia do Educador elaborado para este filme é um material didático direcionado ao professor de Ciências, a fim de auxiliar o ensino de temas como fotossíntese, ciclos biogeoquímicos, poluição ambiental, efeito estufa, biodiversidade, entre outros. Tem por objetivo auxiliar na diversificação das abordagens educacionais utilizadas em aulas de Ciências, com o intuito de facilitar a aprendizagem sobre temas tão relevantes.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Ensino de ecologia; Filme como estratégia pedagógica.

Texto completo:

pdf

Referências


ARAÚJO, M. S. T; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, p.176-194, 2003.

BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J. A. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, V.31, n.2, p.88-92, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CHAMPOUX. J. E. Film as a teaching resource. Journal of Management Inquiry, v.B, n.2, p.206 - 217, 1999.

CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futurocomum. 2a ed. Tradução de Our common future. 1a ed. 1988. Rio de Janeiro: Editorada Fundação Getúlio Vargas, 1991.

COSTA, E. C. P.; BARROS, M. D. M. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Práxis, V.6, n.11, p.81-93, 2014.

MENDONÇA, J. Ricardo de C., GUIMARÃES, Flávia Peixoto. Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE.BR [em linha] 2008, (Agosto- Sem mês) : [Data da consulta: 5 de outubro de 2017] Disponível em: ISSN

JÚNIOR, C. S.; SASSON, S.; JÚNIOR, N. C. Biologia: Volume Único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.1, p.33-49, 2000.

SANTOS, C.R.M.; SILVA, P.R.Q. A utilização do lúdico para a aprendizagem do conteúdo de genética. Universitas Humanas, v. 8, n. 2, p. 119-144, 2011.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14529

Direitos autorais 2019 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.