Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas - um estudo em curso

Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Filipa Seabra

Resumo


Este artigo avança dados preliminares de um estudo em curso debruçando-se, particularmente, sobre as condutas colaborativas como uma forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal realizadas com a colaboração de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para os centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após uma breve explanação teórica relativa aos conceitos envolvidos, apresenta-se, em linhas gerais, a metodologia do estudo em curso e discutem-se alguns dados. Em particular, salientam-se as tendências de resposta face a três tópicos, associados às mudanças nas práticas docentes, perspetivas sobre supervisão e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares sobre as práticas colaborativas, mas não tanto sobre a melhoria das suas práticas docentes ou a reconhecê-las como uma forma de supervisão.


Palavras-chave


Supervisão Educacional; Supervisão Colaborativa; Desenvolvimento Profissional; Escolas Aprendentes; Centros Escolares

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15411

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