Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire.

Laís Vieira Pinelli, Miriam de Souza Leão Albuquerque

Resumo


Este artigo apresenta algumas intersecções possíveis entre as ideias de Paulo Freire e os fundamentos metodológicos e pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP-SUAS).  O PNEP-SUAS visa a capacitação e formação em diferentes modalidades e níveis dos trabalhadores do SUAS, portanto é orientado para adultos trabalhadores de distintos campos de atuação da Assistência Social, com vivências profissionais diferenciadas e complementares. Adotamos como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Verificou se diversas possibilidades de diálogo entre os princípios pedagógicos do PNEP-SUAS, historicidade, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade e a centralidade dos processos de trabalho com as propostas e compreensões freirianas sobre dialogicidade, historicidade, práxis e centralidade no conhecimento do aluno. 


Palavras-chave


Educação Permanente; Paulo Freire; PNEP-SUAS.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16651

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