Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar

Paulo Clepard Silva Januário, André Luis de Oliveira, Alessandro Barreta Garcia

Resumo


Resumo: A pedagogia tecnicista é uma abordagem que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, raizada pelo golpe militar e profundamente influenciada por ele, é ainda possível perceber algumas de suas características. Esta corrente, nascida nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, tem como base a Filosofia Positivista de Comte e a Psicologia Comportamental de Skinner. Portanto este estudo tem por objetivo verificar os pontos convergentes entre as características da tendência tecnicista e a atuação do professor de Educação Física Escolar. Foram entrevistados educadores de escola pública e privada, utilizando uma entrevista semi-dirigida. Os resultados demonstram que existem grandes diferenças na atuação as instituições pública e privada, sendo que o docente da primeira entrevista (pública) revelou em sua atuação, algumas características acentuadamente tecnicistas.

Palavras-chave


Tecnicismo; Atuação Profissional na Educação Física Escolar; Tendências Educacionais.

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2197

Direitos autorais



Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.