Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar

Maria Célia Borges

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discutir a formação docente necessária ao aprendizado da gestão de uma classe escolar com eficiência e qualidade. Haverá uma fórmula para se alcançar o manejo de classe? A gestão de uma classe escolar, mediante a diversidade de educandos presentes no sistema educacional, envolve vários conhecimentos e habilidades, dentre estes, uma formação pedagógica consistente enriquecida com os subsídios da psicologia. Autoridade e autoritarismo são conceitos e práticas distintas. A prática pedagógica nos moldes da democracia implica atitude dialógica e comprometida em formar cidadãos com autonomia de pensamento e ação. A formação docente contínua é condição sine qua non para o alcance de uma prática docente comprometida com o desenvolvimento pleno do educando e a construção de saberes e habilidades importantes para a vida

Palavras-chave


Gestão da classe; formação pedagógica; psicologia educacional

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2437

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