O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica.

Crisóstomo Lima Nascimento

Resumo


A partir da concepção de cuidado (Sorge) na fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo alemão Martin Heidegger, fundada na unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), destacamos a importância de se alertar a relação indissolúvel da noção fenomenológica de cuidado com o fenômeno compreendido como educação, sublinhando uma reflexão filosófica do educar, aprofundando algumas de suas questões e colocando-a no centro de um fértil diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Palavras-chaves: Educação, fenomenologia e cuidado.

Palavras-chave


Educação, fenomenologia e cuidado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3023

Direitos autorais



Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.