Leitura: uma necessidade para alunos e professores

Andréa Pelegrini

Resumo


Este trabalho apresenta o resultado de uma intensa pesquisa teórica sobre a importância da leitura no processo de alfabetização. Durante esse processo, algumas leituras foram substituídas e outras feitas à exaustão, tais como Délia Lerner e Paulo Freire, com vistas à apropriação de suas ideias. Tem por objetivo servir de auxílio ao aprimoramento da atuação pedagógica de professores-alfabetizadores na escola, com o fomento de práticas que valorizem a vivência dos alunos, que enfatizem a necessidade de se estabelecer vínculos entre leitura escolar e prática social da leitura e, principalmente, que tendem a erradicar da escola a visão de leitura apenas como decifração do código linguístico.

Palavras-chave


Alfabetização. Cultura. Leitura. Livros. Professor-Alfabetizador

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3305

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.