Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo

Maria das Graças Vieira, Fernanda Matos de Moura Almeida, Alice Aparecida Souza Moraes, Ana Paula Nepomuceno Henriques, Andréia Justo de Lemos, Karina Henriques de Amorim, Patrícia Storck da Cruz Martins

Resumo


O objetivo deste artigo foi verificar como os educadores utilizam as atividades lúdicas na Educação Infantil na Escola “Prof.ª Dalila Castro Rios”, em Iúna - ES. A pesquisa compreendeu ainda, verificar se os educadores tinham conhecimento dos benefícios que as atividades lúdicas traziam para o desenvolvimento dos alunos; e, identificar a frequência em que são utilizadas as atividades lúdicas na prática escolar na Educação Infantil na Escola. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de levantamento de dados. Com os dados obtidos, no que se refere ao conhecimento dos benefícios das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças, observou-se que os educadores observam e destacam benefícios tais como afetivo, físico-motor, social, psicológico e cognitivo, demonstrando que o educador deve buscar uma prática pedagógica direcionada para a aquisição de conhecimentos, para o desenvolvimento das capacidades e habilidades que o indivíduo possui.

Palavras-chave


Atividades lúdicas; Educação Infantil; Desenvolvimento; Ferramenta pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4509

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