A formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari: a formação de conceitos e a desterritorialização

Fernanda Antônia Barbosa da Mota

Resumo


O objetivo deste artigo é explicitar algumas idéias sobre a formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari. Os aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Albuquerque (1998, 2003), Tomazetti (2003), Severino (2003), Deleuze e Guattari (1996, 2011), Deleuze, (2010) e Gallo (2007, 2008) dentre outros. Ressaltamos que Deleuze e Guattari constituem nossa principal base teórica. Após enfatizar alguns aspectos históricos do campo disciplinar da filosofia da educação e apresentar a proposta de uma filosofia da educação como criação de conceitos, elaboramos uma conceituação de prática de ensino de filosofia da educação como desterritorialização baseada nas idéias de Deleuze e Guattari.

Palavras-chave


Formação de Professores. Ensino. Deleuze e Guattari. Filosofia da Educação.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4815

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