Gestão democrática, autonomia e projeto político-pedagógico: pressupostos da qualidade da educação

Miguel Henrique Russo

Resumo


RESUMO

            O texto recupera e discute alguns conceitos que fundamentam o processo de trabalho na escola e cuja ocorrência na sua prática cotidiana é pressuposto para a produção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades das camadas trabalhadoras e populares. São objeto desta reflexão a gestão democrática, a descentralização, a autonomia, e o projeto pedagógico da escola. O objetivo do texto é apresentar aqueles conceitos desenvolvendo uma reflexão sobre seus fundamentos, limites e possibilidades de contribuir para a qualidade da educação escolar. Com uma perspectiva crítica identificam-se as dificuldades para suas consecuções, as carências estruturais e contextuais dos recursos escolares, em geral, e os insatisfatórios resultados destes na transformação da estrutura e do funcionamento das redes e unidades escolares com vistas a sua democratização e busca da qualidade da educação. 


Palavras-chave


Gestão escolar democrática; descentralização da educação; autonomia da escola; projeto político-pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4988

Direitos autorais



Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.