Programas de Mestrado Profissional em Educação e a intervenção na prática da ação

Leandro Petarnella, Amélia Silveira

Resumo


Objetivando analisar as ementas dos Programas de Mestrado Profissional em Educação, no Brasil, quanto ao aspecto referente à intervenção na pratica da ação, este estudo adotou como delineamento metodológico a pesquisa indutiva, exploratória, qualitativa, com análise documental. Para tanto, identificou estes programas e suas ementas. no sitio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), em 2014. Em seguida, classificou os conteúdos destas ementas em unidades de significados, adotando o que preconiza Bardin (1977). A adoção do Software Wordlie possibilitou que estas unidades de significados formassem “nuvens de palavras”, a partir da recorrência de determinado termo. Os resultados evidenciaram que o enfoque da intervenção na prática da ação se concentra nas disciplinas de metodologia da pesquisa. Entretanto, nem todos os programas se voltam, efetivamente, para esta prática. Considerando importante a intervenção na pratica da ação, como diferencial deste tipo de mestrado, a continuidade do estudo se faz necessária para ampaicão do conhecimento sobre esta modalidade nos Programas de Mestrado Profissional em Educação.

 


Palavras-chave


Programas de Mestrado Profissional em Educação; Intervenção na Prática da Ação; Metodologia da Pesquisa Cientifica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5600

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