Ensino Médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas

Felipe Flores Kupske, Jaqueline Reni Loss

Resumo


Para que se concretize, de fato, a inclusão nas escolas brasileiras, além de políticas educacionais, há a necessidade de revisão de metodologias adotadas e de apoio da comunidade escolar. Nesse sentido, buscando investigar o ensino médio aos olhos da surdez, com foco no processo de inclusão, este trabalho propõe uma análise de narrativas de quatro estudantes com surdez profunda e severa da região Oeste de Santa Catarina acerca de suas experiências escolares. Em uma análise exploratória dos relatos, podemos perceber que, aos olhos dos aprendizessurdos, há um desencontro entre o que é preconizado pelas propostas políticas e o que é vivenciado na prática durante o processo educacional.

Palavras-chave


Surdez; Narrativas; Ensino Médio

Texto completo:

PDF PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6388

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.