A literatura como objeto do desejo na aprendizagem da leitura nas séries iniciais

Sheila Oliveira Lima, Giselda Morais de Alencar Militão

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a relevância da leitura de textos literários no processo de alfabetização de crianças. A pesquisa foi realizada com classes de uma escola municipal da cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foram avaliados os percursos de três anos de trabalho, nos quais houve diferenças na forma de abordar a leitura nas classes de alfabetização. Concluímos que o processo de alfabetização obteve mais sucesso quando alavancado pela leitura literária. As bases teóricas do trabalho encontram-se em Soares (2002), Freire (2001), Belintane (2013), Candido (1995), Jouve (2002), Barthes (2004) e Colomer (2007).

 


Palavras-chave


literatura, leitura, alfabetização, formação do leitor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7199

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.