Utilização de um Centro de Ciência como estratégia inovadora e colaborativa na formação de professores de Ciências

Marcos Fabio Oliveira Marques, Tatyane da Silva Moraes, Maria José Souza Pinho

Resumo


O presente artigo apresenta o processo inovador e colaborativo de uma ação de ensino e pesquisa realizada com alunos do componente curricular Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II, na Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, junto ao Centro de Ciência - Espaço Ciência Micológica. A estratégia metodológica adotada seguiu um processo colaborativo em etapas: a) apresentação e conhecimento do Centro de Ciência pelos licenciandos do componente curricular; b) treinamento e participação em ações, atividades e mediação no Espaço Ciência Micológica; c) planejamento e execução da ação pelos graduandos junto a Educação Básica; d) avaliação da ação como estratégia para formação de professores. São apresentados um conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento docente e podem proporcionar novas formas de ensinar ciências.  


Palavras-chave


ensino de ciências; processo colaborativo; estratégias inovadoras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7211

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.