Literatura direcionada às crianças: leitura de um mundo que envelhece

Mônica Avila Todaro, Nathana Brandão Romanin

Resumo


Ler ou contar histórias são ações que ultrapassam as paredes de nossos lares e se fazem presente também nos mais diferentes espaços escolares. Na Literatura, mais especificamente na dirigida às crianças, a velhice e o envelhecimento se caracterizam pelas imagens e temas nela veiculadas, delineando os diversos perfis de pessoas idosas. Por meio de um relato de experiência, descreve-se o impacto da leitura de seis obras nas atitudes e na imagem corporal de crianças em idade escolar quando provocadas a pensar a respeito de si no momento atual e quando forem idosas. Considera-se que o círculo de cultura traz para o campo da educação a reflexão e o pensamento crítico sobre o assunto, problematizando a heterogeneidade da velhice para que as crianças leiam, com olhos críticos e com sensibilidade, o mundo que envelhece.


Palavras-chave


Literatura infantil; círculo de cultura; idosos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7461

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.