Letramento literário e ensino de literatura no ensino médio

Maurício Pedro da Silva, Márcia Maurício Moreira Pereira

Resumo


Este artigo tem como objetivo expor algumas das principais teorias acerca do conceito de letramento na atualidade, discutindo em especial o conceito de letramento literário. Partindo da definição do termo letramento e de sua história, o artigo procura discutir seus possíveis usos práticos no processo de escolarização, entre outras coisas, na comparação com o conceito de alfabetização. Um de seus aspectos mais relevantes é a apresentação do letramento sob a perspectiva da multiplicidade de suportes discursivos. 


Palavras-chave


Letramento. Alfabetização. Escolarização. Educação. Escrita. Letramento literário.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7506

Direitos autorais



Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.