Inclusão de recursos tecnológicos digitais nas práticas docentes: uma intervenção pedagógica visando à formação de professores

Cristina Pureza Duarte Boéssio, Juliana Brandão Machado, Tatiane Mena Silveira Melgares

Resumo


Este estudo teve como objetivo principal dar dinamicidade ao uso de recursos tecnológicos digitais para qualificar as práticas docentes, por meio de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola municipal de ensino básico situada no município de Jaguarão/RS. A intervenção se deu a partir de encontros de formação, propostos às professoras dos anos iniciais, realizados na escola, durante o ano de 2014. Nesses encontros, as professoras tiveram contato com os recursos tecnológicos digitais durante um determinado período do ano letivo. O procedimento metodológico foi o da proposta da intervenção ancorada em dados qualitativos apontados pelos sujeitos envolvidos diretamente no processo e baseada na metodologia de projetos de intervenção. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista. A realização deste trabalho de pesquisa-intervenção favoreceu o contato das professoras com os recursos tecnológicos disponíveis na escola para que pudessem, a partir desse conhecimento, agregá-los às suas práticas docentes.


Palavras-chave


Recursos tecnológicos digitais. Formação de Professores. Intervenção pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.7779

Direitos autorais 2018 Dialogia



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.