Rompendo os muros escolares

Adriana Salete Loss

Resumo


O texto “Rompendo os muros escolares” tem como tema central a discussão dos processos educacionais escolares, a partir das visões mono, multi e intercultural, objetivando provocar a reflexão sobre as práticas pedagógicas monoculturais e hegemônicas e sobre a necessidade da construção da resistência pedagógica por meio da educação multi/intercultural. O estudo de caráter bibliográfico, tem como foco a abordagem intercultural de Candau (2000), e em outros teóricos que fundamentam o multiculturalismo e a interculturalidade. A partir das reflexões evidencia-se que o desafio da educação intercultural está em problematizar as práticas pedagógicas e curriculares, na perspectiva de processos educativos e formativos voltados para pluralidade cultural, para a presentificação das diferenças e para a inclusão social. A educação intercultural como meio de resistência às propostas pedagógicas hegemônicas.


Palavras-chave


Educação Monocultural. Multiculturalismo. Educação Intercultural. Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8774

Direitos autorais 2018 Dialogia



Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.