Multiculturalismo e educação intercultural: narrativas de professores sobre preconceito e abordagens culturais na escola

Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos

Resumo


Considerando a importância da compreensão de dinâmicas de sujeitos socioculturais na escola, o objetivo desse estudo foi compreender como professores abordam questões culturais e situações de preconceito e discriminação na escola. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas com cinco docentes que atuavam na educação básica desenvolvendo projetos relacionados à diversidade cultural. A análise das narrativas apontou experiências de preconceito e discriminação racial, religiosa, de gênero e sexualidade e a utilização de práticas dialógicas pelos professores ao abordar questões culturais no cotidiano escolar. Destaca-se a importância do diálogo crítico-reflexivo na formação emancipatória de professores, contribuindo para a problematização da lógica monocultural estabelecida. Esse estudo contribui com reflexões sobre questões culturais que permeiam a escola e destaca práticas dialógicas como estratégia para uma escola menos excludente.

Palavras-chave


Diversidade cultural. Interculturalidade. Educação básica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8810

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