A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos: um processo contínuo e reflexivo

Paola Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da formação docente de um segmento de ensino muitas vezes esquecido, a Educação de Jovens e Adultos. Assim, observa-se a necessidade de repensar o desenvolvimento docente de modo geral, analisando o paradigma profissional-educacional: a formação do professor reflexivo. A reflexão sobre a prática implica questioná-la, levando a intervenções e mudanças: conhecimento pela análise. Atualmente, as mudanças requerem da escola o repensar das ações, pois esta necessita responder criticamente aos desafios gerados pelo capitalismo e pela globalização neoliberal nela repercutida. É somente com participação ativa e crítica no ambiente escolar que se contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento escolar, que será gerado na interação das ações desenvolvidas. O apoio da comunidade é decisivo, tanto nas conquistas quanto no próprio aproveitamento escolar.

Palavras-chave


Educação de jovens e adultos. Formação. Professores.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.944

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