Dialogia

Dialogia é uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

Afiliada
  • ABEC

Membro

Bases indexadoras

Certificação Qualis

Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.


Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol


 
Publicado: 2019-03-01
 
Outras notícias...

Dialogia n. 32

Dossiê Temático: Violências na Escola
(maio/ago. 2019)

Sumário

Editorial

 
pdf
1-3

Entrevista

 
pdf
4-9

Dossiê Temático: Violências na Escola

Marcos Ferreira Medeiros, Maria do Horto Salles Tiellet
pdf
10-24
Elisabeth Ramos da Silva, Maria José Milharezi Abud, Rubens Eduardo Gomes
pdf
25-37
Raquel Rosan Christino Gitahy, Luis Henrique Ramos Alves, Fernanda Gabriela Sampaio Souza
pdf
38-51
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Raul Maia de Andrade Neves Neto
pdf
52-64
Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima, Araci Asinelli-Luz
pdf
65-80
Elisabete Guedes Pinto da Costa
pdf
81-92
Jonas Alves da Silva Junior, Maria de Lourdes Silva, Leandro Silva
pdf
93-107
Alessandro Gomes, Marcos Vinicius Francisco
pdf
108-119
Juliana Maria de Oliveira Moreira, Natália Sathler Sigiliano
pdf
120-135
Eduardo Santos, Sara Xavier dos Santos
pdf
136-164
Éder Soares Sá Britto, Jason Ferreira Mafra
pdf
165-182

Artigos

Givanildo da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
pdf
183-198
Silvia Sell Duarte Pillotto, Letícia Caroline da Silva Jensen, Carla Clauber da Silva
pdf
199-209
Humberto Perinelli Perinelli Neto, Vanessa Freitas Sousa
pdf
210-221
Cássia Maria Rita Vianna Bittens, Diana Navas
pdf
222-265
Robert Lee Segal
pdf
278-291
Fabrício Oliveira da Silva, Lilian Maria de Almeida, Tarcyo Miranda Alves
pdf
292-306
Alyne de Souza Jardim, Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Irma Galhardo
pdf
307-320
Dimitri Wuo Pereira, Antonio Joaquim Severino
pdf
321-332
Anderson Silva, Marcelo Medeiros
pdf
266-277

Resenhas

Design Thinking e a ritualização de boas práticas educativas
Ronaldo Lasakoswitsck
pdf
333-337
Análise de conteúdo
Ângela de Carvalho Bernardes
pdf
338-342