Dialogia

Dialogia é uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Propõe-se  a debater e divulgar os temas relativos a práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam de pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. A Revista publica textos que contemplam aportes teóricos e metodológicos para a área educacional, na forma de dossiês temáticos, artigos originais, relatórios de pesquisa, ensaios e resenhas críticas. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

Dialogia está registrada num amplo e qualificado conjunto de bases de dados, nacionais e estrangeiras, de grande alcance, repercussão e credibilidade acadêmico-científica, sendo permitida a publicação integral de cada edição.

 

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Notícias

 

Dossiê Temático: Educação como Direito Humano e Social

 

Dialogia n. 35 (maio /ago. 2019)

Submissões até: 31 de março de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “Educação como Direito Humano e Social” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas os direitos humanos e sociais que dizem respeito às crianças pequenas, aos jovens, adultos, à velhice e ao envelhecimento, cujos enfoques assumam na pesquisa em educação, múltiplas perspectivas de abordagem. Espera-se que os textos ofereçam subsídios para a ressignificação e continuidade da luta pelos Direitos Humanos, particularmente o da Educação, buscando nuances históricas e sociais, de forma a contemplar a diversidade contemporânea, englobando reflexões, dentre outras, voltadas ao recorte geracional, cultural e étnico.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamada de Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos

 

Dialogia n. 34 (jan./abr. 2020)

Submissões até: 29 de fevereiro de 2020
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Para a publicação do número 34 da Revista Dialogia, o Dossiê “Pedagogia em Diferentes Espaços Educativos” abre oportunidade para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas e experiências desencadeadas em diferentes espaços educacionais que evidenciam concepções, princípios, encaminhamentos metodológicos, avanços, desafios, entre outros aspectos. Isto é, pesquisas que discutam as possibilidades pedagógicas para diferentes contextos e sujeitos, reconhecendo suas especificidades, como, por exemplo: pedagogias em sistemas prisionais, no campo, hospitalar, alfabetização de adultos, pedagogia para idosos, ONGs, associações, etc., que permitam reflexões entre Educação e práxis social.

 
Publicado: 2019-12-26
 

Chamada de Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

 

Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária. 
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.


Editoras: 
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol


 
Publicado: 2019-03-01
 
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Dialogia n. 33

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola 
(set./dez. 2019)

Sumário

Editorial

 
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1-1

Entrevista

 
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2-4

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

Rebeca Franciele Vera, Maria José da Silva Fernandes
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5-18
Jacques de Lima Ferreira, Cristhyane Ramos Haddad
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19-32
Lívia Santos Brisolla, Norivan Lustosa Lisboa Dutra
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33-46
Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, Célia Regina Vitaliano
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47-59
Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Maria Alice de Miranda Aranda, Cristina Pires Dias Lins
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60-71
Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lélis
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72-85
Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
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86-98
Lindinalva Ferreira de Queiroz, Carla Patrícia Acioli Lins
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99-114
Simone Regina Manosso Cartaxo, Victoria Mottim Gaio
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115-130
Isadora Souza Silva, Cristiano Sant'Anna de Medeiros
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131-142
Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Filipa Seabra
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143-159

Artigos

Carmen Lúcia Dias, Valéria Anésia Brumatti Jacon, Verônica Nogueira Vanni
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160-177
Moysés Pinto Neto
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178-191
Camila Manarin, Ângela Maria Silveira Portelinha
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192-204
Lorena Ferrari Uceli, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
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205-217
Marta Regina Paulo da Silva, Luciene Franceschini
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218-232
Cláudia Maria Silva, Carlos Alberto Sanches Pereira, Ana Paula Cunha Pereira, Lucas Peres Guimarães
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233-245
Alessandra Maria Martins Gaidargi
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246-262

Resenhas

José Walter Silva e Silva, Gustavo Gonçalves Ungaro, Paula Anunciação Silva, Jane Alcina Prado da Silva, Wellington Camargo Fernandes
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263-267
Aline Maria Borborema Zan
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268-270