Chamadas Encerradas: Dossiê Temático n. 47 “Economia política e educação”

DOSSIÊ TEMÁTICO: “ECONOMIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO”
ECCOS – REV. CIENT., N. 47, SET./DEZ. 2018
 
Submissões até: 10 de outubro de 2018
 
Pode-se dizer que não são plenamente conhecidas as relações que vinculam o plano da economia e da política às questões de natureza educacional. A famosa frase atribuída a Francis Bacon: “saber é poder”, não era destituída de sentido fático ou simbólico; antes, buscava expressar a maneira pela qual o poder se vale do saber e vice-versa, animando (e mesmo justificando) a incessante busca de subordinação dos processos de produção, circulação e distribuição do conhecimento a seus interesses, que, por sua vez, intentam representar os interesses que frequentam o campo da produção econômica. Em registro estritamente acadêmico, trata-se de verificar a mútua referenciação que se estabelece entre as teorizações que frequentam os campos da produção material, da construção simbólica e
da formação pedagógica. Tal abordagem se justifica por se verificar que, contemporaneamente, grassam modelos de expansão dos sistemas educativos baseados, entre outras, em estratégias de privatização, mercantilização e financeirização das instituições de educação, ajustando-as aos modelos institucionais que adotam padrões de gestão, competitividade, produtividade e performance requeridos pela economia de mercado.
 A proposta deste dossiê temático de EccoS, que ora divulgamos, tem o objetivo de captar submissões de artigos científicos que proponham abordagens em torno do tema: “Economia Política e Educação”. 
 
Priorizamos os seguintes eixos que orientarão as propostas de texto:
 
•impactos da regulação transnacional na educação;
•presença e papel do Estado na educação contemporânea; 
•relações entre os setores público e privado na educação;
•relações educação e desenvolvimento;
•implicações econômicas da pesquisa, da ciência e da tecnologia;
•condições de produção do trabalho docente;
•geopolítica e economia do conhecimento;
•sociedade do conhecimento e relevância da educação.