Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

Natalia Gonçalves

Resumo


 

Resumo

O livro Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica nos apresenta uma análise de relatos de práticas de professores que colocam o Currículo Cultural de Educação Física em ação. Como fundamentação de análise, se baseia nas teorias pós-críticas, mais especificamente nos Estudos Culturais e no Multiculturalismo Crítico e discorre sobre os princípios que norteiam a prática como justiça curricular, descolonização do currículo, ancoragem social dentre outros. Também são explicitados os procedimentos didáticos que se traduzem por mapeamento, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e da avaliação das manifestações corporais escolhidas para serem tematizadas.

 


Palavras-chave


Educação;Currículo Cultural;Educação Física

Texto completo:

PDF

Referências


NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12395

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 EccoS – Revista Científica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br