Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa

Jucimara Rojas

Resumo


O artigo visa abordar as questões referentes às práticas educativas, contemplando a linguagem, a cognição e a cultura como modos de construção do humano ao longo de sua existência. Procuramos evidenciar tais elementos teóricos no contexto fenomenológico, destacando o aspecto axiológico do processo de aprendizagem. Reafirmamos a condição humana como ponto de partida ao educador/professor no sentido de incorporar em suas práticas educativas às proposições fenomenológicas como caminhos de busca do verdadeiro sentido de Ser, de pensar e de sentir do aprendiz. Ressaltamos a importância do repensar de atitudes, posturas e crenças arraigadas e, que precisam ser rompidas, tendo em vista novos desafios que o mundo contemporâneo apresenta. Acrescentamos, com base em MERLAUPONTY,MARTINS,BICUDO,ARANHA,MORIN,ROJAS que os propósitos da fenomenologia encaminham e sugerem a apropriação perceptiva ,atentiva,intencional e socializante do educador, aliando à sua prática novos olhares, num pesquisar contínuo de efeitos de sentido ,no processo da aprendizagem

Palavras-chave


: Linguagem, Cognição e Cultura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2474

Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br