Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional

Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados obtidos em investigações sobre a formação continuada de professores do Ensino Médio no espaço da escola com a finalidade de examinar a relação entre os processos de formação e as implicações com a prática pedagógica neste nível de ensino. Compreende a formação continuada como inerente ao desenvolvimento profissional no espaço em que se efetiva o trabalho docente. A metodologia das pesquisas é de abordagem qualitativa. As análises apóiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo a partir de respostas dos professores, diretores e coordenadores das escolas envolvidas, em questionários e grupo focal.

Palavras-chave


Formação de professores, Ensino Médio, formação na escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n2.2485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br