Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais

Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano

Resumo


Esse artigo trata dos aspectos práticos na formação de conceitos com crianças em faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou a formação de conceitos funções vitais de animais numa escola cooperativista da cidade de Central (COOPEC), estado da Bahia, em 2009-2010. Em tal estudo, objetivamos identificar e discutir os questionamentos dos estudantes acerca dos referidos conteúdos. Observamos as proposições apresentadas pelos alunos durante ás aulas ministradas pelo pesquisador nas Séries Inicias (2º ao 5º ano) sobre animais. As aulas foram registradas em áudio e vídeo fotografadas. A análise de dados, a partir das curiosidades deles, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre seres vivos na perspectiva de mediação destes saberes para o ensino.

Palavras-chave


Formação de conceito; animais; Funções vitais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2604

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br