Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil

Celia Maria Haas, Regina Magna Bonifacio de Araujo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos Projetos Pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº. 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo fundamentalmente dos propositores.

Palavras-chave


Projeto pedagógico. Políticas públicas de educação. Pedagogia. Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3002

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