Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos

Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta

Resumo


As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências em um curso de Ciências Biológica. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores - alunos da disciplina - em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica X possibilidade prática” presente no discurso dos alunos no início da disciplina.

Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Biologia; Modalidades Didáticas; Projetos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br