Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular

Danilo Streck, Karine Santos

Resumo


O artigo tem como o objetivo contribuir na busca de alternativas para alguns dos impasses na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionados em boa medida com indefinições de sua identidade. A despeito das leis e normas que regem esta modalidade de ensino, a prática pedagógica, a formação dos professores e a definição do lugar do desenvolvimento das atividades confrontam a EJA com o desafio de se repensar. Após resumir alguns dos problemas já conhecidos através dos estudos da área, propomos um diálogo da EJA com a Educação Popular e a Pedagogia Social. Nosso argumento é que a manutenção dos vínculos com a Educação Popular ajuda a definir a perspectiva de seu projeto político-pedagógico, enquanto que a Pedagogia Social aporta conhecimentos e estratégias de ação relevantes para a população com a qual a EJA atua.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Pedagogia Social

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3215

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