A prática educativa através dos tempos: dos antigos aos pós-modernos

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral

Resumo


O objetivo deste trabalho é explicitar o conceito de prática educativa de alguns autores extraídos de épocas históricas distintas e apresentar uma possível conceituação de prática educativa a partir de Deleuze e Guattari. Os aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Jaeger (2001), Rousseau (2001), Dewey (1959), Vázquez (2007) Sacristán (2002), Deleuze e Guattari (1996, 2011), Deleuze, (2010) e Gallo (2008) dentre outros. Ressaltamos que Deleuze e Guattari constituem nossa principal base teórica. Após enfatizar o sentido e o significado das diferentes concepções de prática educativa no âmbito das perspectivas teóricas do essencialismo, do romantismo, do pragmatismo, da pedagogia crítica e do pós-modernismo, elaboramos uma conceituação de prática educativa baseada nas idéias de Deleuze e Guattari, a partir da qual revisamos nossa própria concepção de prática educativa.

Palavras-chave


Prática Educativa. Filosofia da educação. Deleuze e Guattari.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3448

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