“No centro de uma outra história”: a busca da emergência de novos espaços arte-educativos

Denise Marcos Bussoletti, Cleber José Silveira Costa

Resumo


Este artigo busca problematizar a arte na sua relação com o processo educativo. Utiliza-se da experiência relacionada com a criação e constituição da “Casa do Joquim: Oficina de Idéias”, um trabalho pioneiro em arte e educação não-formal na cidade de Pelotas-RS. A abordagem é organizada em duas seções: na primeira toma como fio narrativo a canção “Joquim” do artista pelotense Vitor Ramil introduzindo a apresentação da experiência. Na segunda, descreve a proposta da “Casa do Joquim” e, ao final, retoma e defende a condição de fronteira como um dos espaços de produção/criação artística dessa outra ordem ética e estética como possível.

Palavras-chave


Arte. Educação. Histórias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3527

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br