Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil

Marcelo Pupim Gozzi, Vani Moreira Kenski

Resumo


No início da implementação da pós-graduação no Brasil, decidiam continuar seu processo de educação em nível superior aqueles que se interessavam pela área acadêmica, que desejavam se tornar pesquisadores e professores universitários. Eles procuravam a pós-graduação em nível stricto sensu e, assim, concretizavam sua formação como mestres e doutores. Hoje, a formação profissional jamais se encerra com a conclusão de um curso de graduação. Ela necessita de um processo permanente de atualização. Esse contexto tem fomentado a demanda por cursos de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu. Mediante o crescimento da oferta destes cursos, esse artigo vem discutir o contexto dos cursos de especialização no Brasil, especialmente aqueles ofertados na modalidade a distância online. Foi possível perceber que, por um lado, os profissionais estão percebendo a necessidade de formação continuada e encontram na EaD as facilidades e vantagens relativas à flexibilidade espaço-temporal; por outro lado, essa expansão exige que mais professores estejam capacitados para atuar nesses cursos.

Palavras-chave


pós-graduação, especialização, educação online, educação continuada

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3579

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