A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais

Luís Antonio Groppo, Suzana Costa Coutinho

Resumo


Por meio de revisão bibliográfica e reflexão sobre as atuais características da educação popular no Brasil, percebe-se a importância histórica da educação popular para a constituição do campo das práticas socioeducativas. Entretanto, os princípios da educação popular – diálogo, luta pela libertação e diversidade - são bastante subvertidos quando este campo se consolida. A recuperação da trajetória histórica da educação popular destaca suas origens nos tempos do populismo, sua vinculação aos movimentos sociais, sua participação na luta contra a ditadura e os desafios impostos desde o final do século XX. Tal recuperação da história e dos princípios da educação popular visa inspirar educadores e movimentos insatisfeitos com os atuais rumos do campo onde se inserem, para que proponham e vivam heterodoxias criativas.

Palavras-chave


educação popular; práticas socioeducativas; práxis; educação não formal; pedagogia social

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3934

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