Arte: um diálogo necessário e profícuo na educação de jovens e adultos

Gustavo Cunha Araújo, Ana Arlinda Oliveira

Resumo


Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa do Mestrado, no qual se busca compreender a importância de se ensinar Artes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para este texto, a metodologia adotada foi a pesquisa na literatura educacional em consonância com a experiência realizada in loco no CEJA de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Por meio da arte é possível compreender melhor a cultura artística, material e intelectual local e de outros povos, como também os seus modos de vida, tradições, crenças e valores. O ensino de artes pode contribuir também para o desenvolvimento da percepção estética e artística do jovem e do adulto, fundamentais para a sua formação sócio-educativa e cultural. Nesse sentido, buscamos neste texto produzir e socializar conhecimento resultando o processo interpretativo, reflexivo e construtivo, presentes na pesquisa qualitativa em educação.

Palavras-chave


Ensino de Artes; Educação de Jovens e Adultos; CEJA; Mato Grosso

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n36.4019

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