A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial

Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho

Resumo


Defende como tese a necessidade de uma formação de atitudes de pesquisa por parte dos docentes ligada à construção de uma nova profissionalidade e de novas identidades pessoais e profissionais. A identidade passa a ser uma categoria estruturante no novo agir profissional, no qual a pesquisa se constitui num de seus elementos. Analisa ainda os saberes e os espaços que contribuem para a configuração das identidades, em especial a formação inicial e a escola, sendo esta última considerada como focus da formação continuada e do de¬senvolvimento profissional. A temática tem sido objeto de estudos do Grupo Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado em 1995 e coordenado pelos autores do artigo

Palavras-chave


Formação docente. Identidade. Prática docente. Professor-pesquisador. Profissionalização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.404

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br