Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos

Andreza Maria de Lima, Maria Jaqueline Paes de Carvalho, Luciana Oliveira Freitas Monteiro

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre currículo na Educação Infantil nos anais da ANPEd nos últimos dez anos.  Constituíram-se material de base os trabalhos do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos - e do GT12 – Currículo, disponíveis no sitio eletrônico da Associação. Após o mapeamento, realizamos a análise orientando-nos por um roteiro para identificar o ciclo da pesquisa. Localizamos cinco estudos. Esse resultado apontou a necessidade de pesquisas sobre currículo na Educação Infantil. A análise desses trabalhos evidenciou a ausência de discussão teórica sistematizada sobre currículo, embora a maioria sinalize a concepção de currículo adotada. Em relação à metodologia, dois estudos não indicaram os procedimentos de coleta/produção e análise utilizados. Nossos achados indicam para os pesquisadores a importância desses estruturantes na escrita dos artigos. Salientamos a necessidade de investigar outros GTs para uma visão mais consistente dessa produção. 

Palavras-chave


Currículo; Educação Infantil; Pesquisas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.4725

Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br