Os impactos do Sinaes na perspectiva dos coordenadores de curso

Celia Maria Haas, Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como propósito verificar se os coordenadores de curso consideram os Instrumentos de Avaliação de Cursos do SINAES, como indutores de qualidade, e se podem ser considerados instrumentos de gestão acadêmica. A pesquisa, do tipo survey, contou com a aplicação de questionário eletrônico, com questões fechadas e abertas, e teve a participação de 90 coordenadores de Instituições de Educação Superior Privadas do Estado de São Paulo. As respostas foram analisadas a partir das categorias: a) Aspectos do instrumento quanto aos seus indicadores de qualidade; b) Aspectos do processo de avaliação externa; e c) Impactos da avaliação na IES. As respostas dos coordenadores permitem considerar que os Instrumentos de Avaliação de Cursos do SINAES podem ser utilizados como instrumentos de gestão na medida em que oferecem subsídios para o planejamento de ações de melhoria da qualidade do curso.


Palavras-chave


Avaliação. Gestão. Qualidade. SINAES.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4833

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