A teoria do agir comunicativo e a formação médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente

Antonio da Silva Menezes Junior, Iria Brzezinski

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, com base na Teoria do Agir Comunicativo, de Habermas. As categorias analisadas são: linguagem (construção coletiva de identidade), ação comunicativa (razão comunicativa), trabalho, interação e poder (ação instrumental), mundo do sistema e mundo da vida. As políticas de formação desses profissionais (mundo do sistema), oriundas de um modelo desagregado do contexto social e cultural (mundo objetivo) e voltadas ao mercado do trabalho, distanciam-se do mundo subjetivo habermasiano. Destoam, também, da formação omnilateral necessária para a transformação e a inserção social no contexto de uma modernidade tardia. As políticas instituídas reproduzem o modelo neoliberal quando não agregam a possibilidade de inclusão do outro e não estabelecem a possibilidade do diálogo como processo de (re) construção das relações humanas, em especial da relação médico-paciente e do trabalho em equipe multiprofissional.


Palavras-chave


Formação Médica. Pesquisa Qualitativa. Políticas curriculares. Relação Médico-Paciente. Teoria do Agir Comunicativo.

Texto completo:

PDF

Referências


ACIOLE, G. G. O lugar, a teoria e a prática profissional do médico: elementos para uma abordagem crítica da relação médico-paciente no consultório. Interface, v. 8, n. 14, p. 95-112, fev. 2004.

ANASTASIOU, L. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade. Joinville, SC: Univille, 2003.

BOUFLEUER, J. P. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí, RS: Unijuí; 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais Curriculares do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 38.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 13 de janeiro de 2014. Institui Diretrizes Nacionais Curriculares do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de junho de 2014. Seção 1, p. 38.

CARROLO, C. L. Decadísmo e simbolismo no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; 1997.

COSTA, J. As imagens organizacionais da escola. Lisboa, Portugal: ASA Editores, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREITAG, B. Dialogando com Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.

GOMES, R. M.; SCHRAIBER, L. B. A dialética humanização-alienação como recurso à compreensão crítica da desumanização das práticas de saúde: alguns elementos conceituais. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 15, n. 37, p. 339-350, abr./jun. 2011.

HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Editora Loyola, 2007.

______. Autonomy and solidarity: interviews with Jürgen Habermas. London: Ed. Verso, 1986.

______. Conhecimento e interesse. Trad. José N. Heck. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

______. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 1987a.

______. Théorie de l’agir communicationnel. Tome premier: rationalité de l’agir et rationalisation de la société. Traduit de l’allemand par Jean-Louis Schegel. Paris: Fayard, 1987b.

______. Théorie de l’agir communicationnel. Tome second: critique de la raison fonctionnaliste. Traduit de l’ allemand par Jean-Louis Schegel. Paris: Fayard, 1987c.

MARCUSE, H. Razão e revolução: Hegel e o advento da teoria social. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

STOTZ, E. N. Enfoque sobre educação e saúde. In: VALLA, V. V.; STOTZ, E. N. (Org.). Participação, educação popular e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 13-21.




DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8757

Direitos autorais 2018 EccoS – Revista Científica



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br