A interatividade na educação a distância: avanços e desafios

Edna Cristina do Prado, Ana Cristina Silva da Rosa

Resumo


Procura-se discutir, neste artigo, a importância da interatividade no processo educativo proporcionado pela modalidade de Educação a Distância (EAD), sobretudo ressaltando aspectos relacionados às teorias da aprendizagem e os desafios que ainda se apresentam para a consolidação da EAD. A ampliação dos cursos, a crescente procura e os incentivos das diversas esferas sociais mostram-se como grandes avanços nessa modalidade. Entre esses desafios, destacam-se o preconceito existente em relação à EAD e a necessidade de elaboração de um projeto de curso pautado em uma nova concepção sobre o processo de ensino-aprendizagem. A construção de um novo paradigma educacional que pode possibilitar a democratização de ensino exige um esforço, mais do que conceitual, para construir uma rede de aprendizagens sociais, de pesquisas e práticas que possam fortalecer o crescimento e a valorização da EAD.

Palavras-chave


EAprendizagem. Educação a distância. Interatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.950

Direitos autorais



EccoS – Revista Científica
ISSN da versão online: 1983-9278
ISSN da versão impressa: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br