Dimensões que impactam a satisfação do usuário de sistema de informação acadêmica: Estudo com emprego de Modelagem de Equações Estruturais com base em Mínimos Quadrados Parciais

André Luís Faria Duarte, Paulo Roberto da Costa Vieira, Antonio Carlos Magalhães da Silva

Resumo


A presente pesquisa foi realizada em uma universidade privada localizada na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar se as dimensões “qualidade do sistema”, “qualidade da informação”, “qualidade do serviço” e “utilidade percebida” do sistema de informação acadêmica (SAI) exercem impacto positivo na satisfação do usuário. Essas dimensões foram definidas a partir de modelo encontrado na literatura. Para tanto, foi conduzida pesquisa com abordagem quantitativa com utilização de questionário estruturado, sendo os dados tratados com a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando mínimos quadrados parciais (MQP). Como resultado, as hipóteses do estudo foram confirmadas, ou seja, as dimensões “qualidade do sistema”, “qualidade da informação”, “qualidade do serviço” e “utilidade percebida” exercem impacto positivo na satisfação do usuário do sistema de informação acadêmica (SIA).

Palavras-chave


Sistema de Informação; Sistema de Informação Acadêmica; Satisfação do usuário; Modelagem de Equações Estruturais; Mínimos Quadrados Parciais

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.5963

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