O consumidor brasileiro como barreira para implementação de inovações tecnológicas em embalagens de carne bovina in natura

Camila Colombo Moraes, José Alcides Gobbo Junior

Resumo


O objetivo neste artigo foi analisar como o consumidor brasileiro pode influenciar a implementação de novas tecnologias em embalagens de carne bovina in natura. O método de pesquisa adotado foi entrevistas de especialistas que atuam no ramo de pesquisa e mercado. Selecionaram-se preferencialmente profissionais que trabalham com embalagens, e, quando possível, também com carne bovina. Foi possível observar que o consumidor brasileiro pode influenciar e até mesmo ser uma barreira na implementação de novas tecnologias em embalagens de carne bovina in natura, tanto pela sua cultura resistente a mudanças como pelo fato de suas decisões sobre compra ainda serem baseadas somente pelo preço. Diante disso, a indústria mantém suas atividades relacionadas à embalagem considerando o custo, diminuindo, assim, a introdução de novas tecnologias em embalagem. Outros fatores que contribuem para isso é a falta de conhecimento e compartilhamento de informações na cadeia.


Palavras-chave


Carne bovina. Consumidor. Embalagem. Inovação em embalagem.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6348

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