A relação da escola estratégica de aprendizado e da escola cultural com processos de produção de software ágil

Camilo César Perucci, Fernando Celso de Campos

Resumo


Produção de software é uma atividade complexa que necessita de um método adequado. A evolução de métodos e a adoção de novas práticas são constantes em disciplinas relacionadas à engenharia de software. Os métodos ágeis são utilizados em projetos desenvolvidos para tornar a produção mais eficiente, econômica e de qualidade. As características coletivas e colaborativas dos métodos ágeis indicam uma relação com a escola estratégica de aprendizado e a cultural. Para identificar outras relações e contribuições dessas escolas estratégicas para o aprimoramento do paradigma ágil, nesta pesquisa, apresenta-se uma revisão sistemática de literatura e analisam-se trabalhos que relacionam os temas. Evidenciou-se que o tema é atual e discutido mundialmente, destacando-se a importância de gestão de conhecimento como apoio ao processo de implantação de métodos ágeis. Identificaram-se também outras relações com a escola estratégica de aprendizado e a cultural, como as características incremental e evolutiva, adaptação a mudanças e integração da equipe de projeto. 


Palavras-chave


Aprendizado organizacional. Cultura organizacional. Escola Estratégica do Aprendizado. Escola Estratégica Cultural. Processo de desenvolvimento de software.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6728

Direitos autorais



Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2020 Todos os direitos reservados.