Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação

Marcela Barbosa de Moraes, Morjane Armstrong Santos de Miranda, Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, Ernani Marques dos Santos

Resumo


Esta pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa é motivada pela atual relevância da inovação para vantagem competitiva das organizações, tendo como elemento propulsor uma cultura organizacional inovadora. Assim, objetivou-se analisar a percepção dos colaboradores das micro e pequenas empresas (MPE) dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação sobre a cultura da inovação. Para tanto, aplicou-se um questionário que mensura a cultura da inovação, desenvolvido por Dobni (2008), e analisaram-se os dados em duas etapas: análise de confiabilidade e análise de caminho utilizando o SmartPLS. Constatou-se que há iniciativa e engajamento do colaborador, no processo inovativo, apoiados pelo suporte organizacional para disseminação de informações. Entretanto, aspectos mais subjetivos da cultura inovadora, como criatividade, autonomia e aproveitamento das habilidades, por parte da organização, ainda estão, na visão dos trabalhadores, insuficientes, sinalizando resultados que podem ser úteis para pesquisas futuras sobre o assunto, bem como para o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento de MPEs.

Palavras-chave


Cultura. Inovação. Micro e pequena empresa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.7082

Direitos autorais



Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2020 Todos os direitos reservados.