Simulação a eventos discretos em uma empresa Brasileira prestadora de serviços imobiliários no Sudoeste Mineiro

Vitor Hugo dos Santos Filho, Lilian de Oliveira Silva, José da Silva Ferreira Júnior

Resumo


Objetiva-se modelar por simulação computacional um sistema que represente o processo de atendimento em uma imobiliária, obtendo seu Lead Time, avaliando e mensurando a capacidade de atendimento da empresa. Justificase o tema pelo fato da imobiliária estar perdendo um de seus diferenciais, que é a agilidade e excelência do atendimento ao cliente. O método de pesquisa utilizado foi a modelagem e simulação, auxiliado pela ferramenta IDEF-Sim para mapeamento de processos e pelo software ProModel® para modelagem computacional. A partir dos dados coletados criaram-se quatro cenários e fez-se comparações com o atual, a fim de identificar qual seria a melhor forma de se atingir aos objetivos propostos. Após análises chegouse à conclusão de que o segundo cenário modelado, seria o melhor para a empresa, pois um funcionário que estava com tempo ocioso, foi remanejado de setor, reduzindo o Lead Time de atendimento em mais de três minutos (16% do tempo total).


Palavras-chave


Imobiliária; ProModel®; IDEF-Sim; Lead Time. Capacidade produtiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8034

Direitos autorais 2019 Exacta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Exacta – Engenharia de Produção
ISSN da versão eletronica: 1983-9308
ISSN da versão impressa: 1678-5428
https://revistaexacta.org.br