O ensino de engenharia de produção como gerador de inovações tecnológicas para o desenvolvimento regional

Carlos Fernando Jung, Carla Schwengber ten Caten

Resumo


Neste artigo, é descrita uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2002, em um Curso de Engenharia de Produção, na região sul. A experiência é baseada no desenvolvimento, adequação e implantação de mecanismos pedagógicos que têm por finalidade motivar os alunos à geração de inovações tecnológicas, a partir de demandas identificadas no contexto local produtivo e voltadas ao desenvolvimento regional. Como resultados, até o momento, foram elaborados 156 projetos de novos produtos e processos que estão à disposição do sistema produtivo local, para, por meio de parcerias, serem desenvolvidos. Esses projetos representam uma opção de investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) como uma alternativa à diversificação da produção, que poderá viabilizar a melhoria da qualidade de vida da comunidade regional.

Palavras-chave


Desenvolvimento regional. Ensino. Inovação. P&D.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/exacta.v6i1.815

Direitos autorais



Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2020 Todos os direitos reservados.