Inclusão de Práticas Ambientais nas Auditorias Realizadas no Âmbito de uma Instituição Federal de Educação

Lilian Campagnin Luiz, Luiz Alberton, Fabricia Silva da Rosa, Elisete Dahmer Pfitscher

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar a realização de auditorias ambientais em uma instituição federal de educação. Como objetivos específicos, se busca: verificar os controles ambientais realizados na instituição; averiguar as auditorias ambientais realizadas na instituição; elaborar um rol contendo os principais fatores ambientais passíveis de acompanhamento na instituição. A pesquisa tem objetivo descritivo, utilizando procedimentos de revisão bibliográfica, documental e estudo de caso. O instrumento da pesquisa é a pesquisa documental ou de fontes primárias para abordar o problema qualitativamente e a amostra do estudo é uma instituição federal de educação profissional e tecnológica. A análise temporal compreende os exercícios de 2011, 2012 e 2013. Com base no plano anual de atividades da auditoria interna (PAINT) e no relatório anual de atividades da auditoria interna (RAINT), verificou-se que a instituição não realizou nenhuma auditoria ambiental no período investigado. Em relação aos controles ambientais, por força de lei, as instituições públicas federais têm a obrigatoriedade de implementar o plano de logística sustentável (PLS) e divulgá-lo no site institucional. Ainda assim, constatou-se sua ausência, impossibilitando afirmar que a instituição realiza controle interno ambiental. Foi constatada apenas uma autoavaliação no relatório de gestão institucional, no qual um dos tópicos contempla informações relativas a licitações sustentáveis, campanhas de conscientização e separação de resíduos. Diante da ausência de controles e auditorias ambientais evidenciadas, foi elaborado um rol contendo os principais fatores passíveis de acompanhamento na realização de auditorias ambientais em instituições públicas de educação.


Palavras-chave


Auditoria Ambiental, Controle Interno, Controle Externo

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DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.102

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