Planejamento e Sustentabilidade: O Caso das Instituições Federais de Ensino Superior

Lucas Veiga Ávila, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Madruga, Thiago Antônio Beuron

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão declaradas pelas instituições, associando-as com as diretrizes do Plano Nacional de Educação e suas peculiaridades. O estudo qualitativo e quantitativo analisou 28 PDIs de IFES do Brasil, por meio de uma pesquisa documental. Foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva simples, Teste T e Qui-quadrado. Entre os achados, destaca-se que mais da metade das IFES pesquisadas não está com o PDI vigente, não segue completamente a legislação, as recomendações e as diretrizes norteadoras do MEC.


Palavras-chave


Plano de Desenvolvimento Institucional; Instituições Federais de Ensino Superior; Sustentabilidade.

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DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.218

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