Projeto de Campanha Promocional por meio de Aliança Estratégica

Solange Maria Debastiani, Belquis Oliveira Meireles, Claudio Antonio Rojo

Resumo


 

Este Relato Técnico descreve o processo de idealização e negociação de um projeto de campanha promocional por meio de aliança estratégica formada por três empresas, denominadas Alfa, Beta e Gama, respectivamente. O estudo detalha as motivações, os critérios para a escolha dos parceiros, o tipo da aliança estratégica adotada e a estruturação da campanha. As motivações, além do fortalecimento das marcas, foram: (a) atrair novos clientes à empresa Alfa e fidelizar os atuais; (b) aumentar a utilização dos cartões da empresa Beta e o valor do ticket médio utilizado pelos clientes; (c) divulgar o produto da empresa Gama. O critério de escolha dos parceiros estratégicos foi o de serem empresas não concorrentes com vínculo comercial. O tipo da aliança adotado foi o contrato não tradicional, por tratar-se de uma campanha promocional caracterizada no contexto das alianças estratégicas como uma ação de marketing conjunto. A campanha foi estruturada em quatro macroetapas, sendo: (a) determinação dos objetivos; (b) estabelecimento de estratégias; (c) execução da campanha; e (d) avaliação dos resultados. A negociação resultou no fechamento de um contrato de Aliança Estratégica para a execução da campanha.


Palavras-chave


estratégia, aliança estratégica, campanha promocional

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DOI: https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.22

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